Logotipo da plataform CRITCO

Acessibilidade

Nós da CRITCO procuramos criar um site acessível a partir dos estudos que sempre realizamos e também da colaboração dos usuários deste site. Por esta razão, entendemos que podemos nos tornar ainda melhores se pudermos contar com a sua ajuda par que a experiência de navegação seja agradável e adequada as suas necessidades independente da deficiência ou tecnologia assistiva utilizada.

Todas as imagens relevantes no site possuem audiodescrição que podem ser lidas por meio de um leitor de telas. Ao contrário de alguns sites, não utilizamos o atributo “Title” para evitar que algumas ferramentas utilizada por pessoas cegas leiam a informação de forma duplicada. Isso impede que o texto da audiodescrição seja visualizado por todos, mas caso tenha curiosidade nos avisem!

Caso tenha dúvidas a respeito da acessibilidade do site ou não tenha encontrado algum recurso, escreva para nós por meio do formulário de contato ou e-mail contato@critco.com.br.

Com relação especificamente a acessibilidade deste site, além das validações propostas pelo W3C, procuramos tomar todo o cuidado com relação a arquitetura da informação e linhas de código para que sua experiência seja a melhor possível.

Abaixo vocês encontram algumas dicas:

Navegação pelo teclado

Para facilitar a sua navegação de modo mais simples e organizado, implementamos em todas as páginas hierarquia de cabeçalhos (headings), isso significa que é possível navegar pelo leitores de tela usando o respectivo atalho para pular entre os H's.

A tecla TAB também pode ser usada para navegar entre todos os links de uma determinada página e, pelos códigos conseguimos controlar a ordem em que essa navegação vai ocorrer. Sendo assim, fizemos algumas alterações para que as sequências de links façam mais sentido para nossos visitantes.

Além das sequências de links, programamos também alguns atalhos para facilitar o deslocamento dos leitores entre algumas áreas. Abaixo colocamos os atalhos e suas respectivas funções.

Importante: a ação necessária para que um atalho seja ativado através do teclado muda de acordo com o navegador que estiver sendo utilizado e até mesmo pelos leitores de tela. A lista logo abaixo é uma legenda genérica que poderá ser usada em todos os navegadores e/ou leitores de tela que suportam esse recurso.

O acesso por esses atalhos varia conforme o navegador utilizado:

  • Internet Explorer e Chrome: "ALT + Número"
  • Firefox: "ALT + SHIFT + Número"